Mercado imobiliário

Imóveis compactos: tendência de investimento no mercado imobiliário

21 de outubro de 2022

O mercado imobiliário tem inovado cada vez mais na entrega dos empreendimentos. Edifícios e condomínios com mais tecnologia, serviços agregados e localização privilegiada garantem retornos a curto e longo prazo do valor investido. 

Imóveis compactos como lofts e studios têm se destacado pela rapidez do retorno financeiro, suas características podem proporcionar uma rápida locação e revenda.

O que diferencia loft, studio e kitnet? 

Lofts

O conceito de loft surgiu em meados de 1970 em Nova York. Os lofts até então eram depósitos. No período de desindustrialização esses espaços tiveram baixo custo de aquisição e chamavam atenção de diferentes profissionais, entre eles arquitetos.

Os ambientes são totalmente integrados, exceto o banheiro. A liberdade estética criada nesse espaço permite com que seja adaptável às necessidades do morador com facilidade. A metragem média dos lofts é superior a 50m².

Studios 

Os studios seguem o mesmo conceito do loft, o principal diferencial é a metragem do imóvel. Os estúdios têm até 30m², espaços que são melhor aproveitados com planejamento dos móveis.

Os studios comumente contam com maior variedade de serviços no próprio condomínio, como: lavanderia, pet place, espaço kids, academia, solarium, coworking. 

Kitnet

Os kitnets mais comuns no Brasil têm a metragem entre os lofts e studios, podem ter até 50m². Dispõem do mesmo objetivo: moradia. Em geral não contam com a tecnologia e serviços oferecidos nos condomínios dos lofts e studios. 

Investir com segurança: conheça 5 benefícios dos imóveis compactos

1- Investimento: comparado aos imóveis tradicionais, o preço do imóvel compacto é menor. Para investidores essa é uma excelente opção pelo valor investido e rendimento proporcionado pelas características do produto. 

2- Localização: o imóvel compacto é desenvolvido para a vida urbana atual, onde precisamos de praticidade na rotina. A escolha da localização desses empreendimentos também considera esses fatores. Os imóveis normalmente ficam em bairros com alta demanda de locação, como zonas universitárias e áreas em desenvolvimento com novos empreendimentos comerciais e turísticos.

3- Baixo custo de manutenção: além do espaço ser menor em comparação a metragem dos apartamentos, os lofts e studios são construídos com novas tecnologias, entregando mais durabilidade na construção. Isso resulta na maior qualidade na entrega do empreendimento e consequentemente em menor custo de manutenção.  

4-  Atende diferentes públicos, com diferentes necessidades:

5- Facilidade na locação: a localização desses empreendimentos é pensada 

para que o morador ou locatário consiga se locomover com facilidade. Um imóvel bem localizado é decisivo nas locações de curto prazo como Airbnb e até mesmo nas locações tradicionais, onde o inquilino procura diminuir gastos com transporte e tem preferência por regiões onde consegue acessar facilmente serviços. 

Essas são algumas das características pelas quais investidores têm dado atenção especial aos lofts e studios. Cada empreendimento tem suas particularidades e avaliando os pontos citados acima, você pode identificar qual tipologia de imóvel faz sentido para o que você busca. 

Para encontrar empreendimentos ideais para seus objetivos de rentabilidade, converse com um especialista Enfoque. 

Clique aqui para falar com um especialista Enfoque Pelotas.

Clique aqui para falar com um especialista Enfoque Porto Alegre.

Fonte: Blog Arch Trends


Mais posts

Confira outros posts do nosso blog

Ver blog